Home > Bebê > 6 Dicas para Organizar o Quarto dos Seus Filhos
quarto-criança

6 Dicas para Organizar o Quarto dos Seus Filhos

Quando se trata de organização, as crianças não são os mais indicados para o trabalho em casa, mesmo que existam exceções, sabemos que os pequenos adoram uma brincadeira, muitas vezes bagunçam as coisas e geralmente temos que respirar fundo ao ver a casa toda revirada, principalmente, o quarto dos nossos filhos que é onde a bagunça é maior.

Para evitar aborrecimentos, desorganização e mostrar às crianças que organizar o quarto faz parte da brincadeira, confira dicas simples de como organizar o quarto do seu filho, aqui neste artigo.

Como organizar o quarto do seu filho

Para algumas crianças guardar os brinquedos e ajudar na organização do próprio quarto é algo que desagrada e motivo de estresse, mas com jeitinho é possível reverter a situação e mostrar ao seu filho que pode ser algo divertido e que faz diferença na vida cotidiana.

Altura

Um fator importante para evitar que seu filho derrube objetos, acabe se machucando e deixando aquela bagunça, é verificar se algum móvel ou objeto que pode causar problemas está no alcance de seu filho.

O ideal é colocar as gavetas, objetos que podem causar acidentes, prateleiras e suportes para livros de acordo com a sua altura, a fim de não ter que se preocupar com a bagunça ou alguma situação mais séria.

Não dê ordens, ajude!

Manter o quarto organizado é uma tarefa difícil para nós adultos e para crianças é mais difícil ainda, se você gritar e ameaçar seu filho com castigos essa tarefa será algo que a criança fará somente por obrigação e quando você estiver por perto.

O correto é tentar mudar a situação, mesmo que seja preciso mostrar seriedade, tente fazer com que essa tarefa seja prazerosa e desafiadora para criança.

Um exemplo para tornar a organização em brincadeira é colocar uma sacola de lixo num cesto no cantinho do quarto. Quando seu filho estiver pintando e o quarto estiver com pedaços de papéis e desorganizado, chame-o para acertar as bolinhas de papel no saco de lixo, explicando que além de brincadeira estão organizando e limpando o espaço.

Caminho livre

É muito útil remover do guarda-roupa, prateleiras, porta brinquedos e outros, o que não será mais utilizado. Experimente fazer doações, assim estará mantendo o quarto em ordem, abrirá mais espaço, ajudará o próximo e evitará mais bagunça.

Sempre retirem do quarto as roupas que estão fora de temporada e deixe somente as da estação, essa é umas das soluções mais práticas de como organizar guarda roupa de bebê.

Saiba dividir o espaço para cada criança

Para quem tem mais de um filho e precisa dividir o quarto entre eles, uma excelente opção é manter a ordem dividindo o número de prateleiras, gavetas, parte do guarda roupas e outros.

Por exemplo, você pode dar as prateleiras maiores para o filho mais velho que normalmente terá mais coisas para guardar. Isso serve até para quando o casal possui mais de 2 filhos, dividir o espaço de acordo com a necessidade é algo muito válido, evita brigas e desordem, pois cada um tem o seu espaço.

Container para guardar brinquedos

Ter recipientes com tampas fáceis de abrir, como o container, é ideal para organização, principalmente, no momento de guardar os brinquedos. Algumas dessas caixas de plástico são equipadas com rodinhas que facilitam a locomoção do objeto organizador, ideais para guardar em baixo das camas.

Rótulos organizadores

Os rótulos são úteis para obter organização de forma rápida e com eficiência. Caso, o seu filho não saiba ler, utilize adesivos com desenhos indicativos e de fácil compreensão, lembrando que os mesmos devem ser diferentes.

Aplique os adesivos ou rótulos, em cada um dos containers para que ele saiba diferencer e saber se está organizando a bagunça de forma correta ou se está pegando o brinquedo certo.

São dicas simples, mas fazem a diferença na hora da organização. A chave para conseguir manter a organização e ter a ajuda do filho nessa tarefa é participar com seu filho e acompanhar o processo para que ele entenda a importância de ser organizado.

Quando se trata de organização, as crianças não são os mais indicados para o trabalho em casa, mesmo que existam exceções, sabemos que os pequenos adoram uma brincadeira, muitas vezes bagunçam as coisas e geralmente temos que respirar fundo ao ver a casa toda revirada, principalmente, o quarto dos nossos filhos que é onde a bagunça é maior. Para evitar aborrecimentos, desorganização e mostrar às crianças que organizar o quarto faz parte da brincadeira, confira dicas simples de como organizar o quarto do seu filho, aqui neste artigo. Como organizar o quarto do seu filho Para algumas crianças guardar os…

Review Overview

User Rating: 4.85 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*