Home > Dicas > Dores nas pernas: como evitar esse incômodo tão recorrente
mulheres calçando sapatos de salto

Dores nas pernas: como evitar esse incômodo tão recorrente

Dores nas pernas: Como evitar esse incômodo tão recorrente? Confira quais as principais dicas para cuidar das suas pernas e ter uma vida mais saudável e livre de dores!

Cansaço, dor, cãibras musculares ou sensação de peso e inchaço nas pernas são alguns dos sintomas de pernas cansadas e possíveis complicações no estado de saúde.

As dores nas pernas atingem entre 20 e 30 por cento da população adulta em algum momento, e surge devido a vários fatores, como dificuldade de retorno venoso e linfático das pernas ou sedentarismo.

De acordo com profissionais da área de saúde, as dores nas pernas são mais comuns em mulheres, pessoas obesas, sedentárias ou que passam muito tempo em pé ou sentado. Também é mais comum aparecer em pessoas com varizes de membros inferiores e nos casos de doenças cardiovasculares, principalmente hipertensão e diabetes.

No entanto, existem cuidados que podem ser adotados, como por exemplo, a meia de compressão para diminuir o inchaço e dores. Confira a seguir:

Dores nas pernas: Prevenção e recomendações

Embora, as pernas cansadas não representem risco à saúde, elas limitam a qualidade de vida e diminuem a atividade física com qualidade de quem as sofre, o que pode levar ao agravamento dos sintomas e favorecer o aparecimento de varizes e até lesões cutâneas (úlceras).

Para evitar e prevenir as dores nas pernas, você pode seguir as dicas:

Controle do peso

Mantenha seu peso dentro dos limites normais com base em sua altura e constituição física. Em relação à dieta, evite dietas hipercalóricas e salgadas. Comer sem sal melhora a circulação periférica porque evita a retenção de líquidos.

Faça exercícios aeróbicos regulares

A natação na piscina, o elíptico e a bicicleta sem resistência são boas opções. Além disso, exercícios de resistência e força, como Pilates e ioga, também são úteis. Entre as atividades a evitar destaca exercícios com pesos nas pernas.

Evite o uso de saltos e ficar em pé por muito tempo

Tente não ficar em pé por muito tempo e menos ainda de salto alto, opte por calçados confortáveis e ortopédicos se necessário.

Além disso, a meia de compressão pode ser uma ótima opção para quem trabalha em pé por muito tempo, converse com seu médico para saber o nível de compressão que pode ser utilizado. 

Coloque as pernas para cima ao sentar

Ao chegar em casa é importante colocar os pés para cima, com altura maior que 30 centímetros ao deitar no sofá ou cama, isso ajuda a melhorar a circulação nas extremidades e aliviar desconfortos.

Banho frio

Ao menos uma vez ao dia, molhe as pernas com água fria usando o chuveirinho.

Massagem

Encontre alguém que possa massagear você, distal a proximal, com um óleo ou creme corporal. A massagem ajuda a aliviar a dor, é relaxante, além disso, pode usar produtos com propriedades calmantes que diminuem a dor.

Medicação

Você também pode usar um diurético leve ou analgésico, como paracetamol, de vez em quando. No entanto, jamais se automedique, sempre solicite orientações médicas.

Caso a dor seja persistente e piore a cada dia, marque uma consulta com o seu médico o mais rápido possível para identificar possíveis doenças e complicações, além de ter o tratamento adequado prescrito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*