Home > Dicas > Como Usar Bicarbonato de Sódio em Jardins
Como Usar Bicarbonato de Sódio em Jardins

Como Usar Bicarbonato de Sódio em Jardins

O bicarbonato de sódio é um daqueles ingredientes “bombril”: tem mil e uma funções. Ele é utilizado na indústria da estética, como medicamento para diversos males, como life hack para limpeza de casas, enfim, suas funções são tantas que todo mundo deveria ter um saco de bicarbonato de sódio em casa. Neste artigo, vamos falar sobre o uso desta substância em jardins.

No jardim, ele é utilizado como fungicida. Um fungicida nada mais é do que um produto que extermina doenças fúngicas, ou seja, doenças causadas por fungos que afetam as suas plantas. Se antes esse uso era um “achismo” que funcionava na experiência doméstica, hoje ele já apresenta uma série de estudos com confirmação científica da sua eficiência.

Ele é bom para plantas?

Até então, a ciência não indicou que ele causa danos para as plantas. Todavia, ele também não faz milagres. O seu uso ocasiona uma redução significativa de fungos, mas nunca completa.

Algumas preocupações já foram levantadas por pesquisadores: o sódio, um dos componentes do bicarbonato de sódio, pode causar queimação em folhas, raízes, caules e outras partes da planta. A sua presença no solo também pode ocasionar problemas para as plantas que virão a surgir.

A entidade que regula a agricultura familiar nos EUA determinou que o seu uso não era seguro quando utilizado como fungicida caseiro para plantas comestíveis (como legumes e verduras).

Embora ele apresente tais problemas supracitados, existe uma forma segura de utilizá-lo, que é uma concentração de 1% na solução. Ou seja: 99% de água e 1% de bicarbonato de sódio, diluindo suas propriedades prejudiciais para plantas. Ainda assim, não é segura a sua aplicação em plantas utilizadas na alimentação.

Como ele funciona?

Ele age como um fungicida por modificar os íons das células fúngicas, matando os fungos. O seu maior efeito colateral é o de queimar partes das plantas, como citado anteriormente. Essas queimaduras são, geralmente, de cor marrom ou amarela. A solução é, como falamos anteriormente, diluir o produto em água.

O melhor período para aplicá-lo é em dias nublados, dado que isso reduz o seu potencial de queimar plantas.

O ideal é sempre testar em pequenas quantidades de plantas antes de realizar a aplicação em todo o seu jardim. Isso vai assegurar que a planta suporte a química do produto adequadamente.

A receita base é misturar uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água. A aplicação indicada é em dias nublados ou de pouco sol, para evitar a queima. Sempre tome notas e observe como o seu jardim reage a este fungicida natural.

Caso ele não funcione para você, existem outros fungicidas naturais que funcionam muito bem. Recomendamos testar o que utiliza sulfato de cobre em sua base. Outro muito eficiente e com uma chance menor de causar efeitos colaterais é o que utiliza crisântemo como base.

Existem, também, fungicidas prontos e seguros vendidos em lojas de jardinagem. Caso tenha um orçamento destinado ao seu jardim, eis uma boa pedida.

Você tem alguma dúvida sobre a aplicação deste produto? Comente abaixo!

O bicarbonato de sódio é um daqueles ingredientes “bombril”: tem mil e uma funções. Ele é utilizado na indústria da estética, como medicamento para diversos males, como life hack para limpeza de casas, enfim, suas funções são tantas que todo mundo deveria ter um saco de bicarbonato de sódio em casa. Neste artigo, vamos falar sobre o uso desta substância em jardins. No jardim, ele é utilizado como fungicida. Um fungicida nada mais é do que um produto que extermina doenças fúngicas, ou seja, doenças causadas por fungos que afetam as suas plantas. Se antes esse uso era um “achismo”…

Review Overview

User Rating: 4.75 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*