Home > Dicas > Após os escândalos de corrupção na Petrobras, o que mudou na economia de Campos dos Goytacazes?
petrobras

Após os escândalos de corrupção na Petrobras, o que mudou na economia de Campos dos Goytacazes?

Os escândalos de corrupção que aconteceram na Petrobras, em 2015, afetaram a economia de Campos dos Goytacazes, cidade do Norte do Rio de Janeiro e importante polo açucareiro e petrolífero do país. Veja como era a economia antes do fato, como está hoje e também, atualmente (artigo escrito em agosto de 2018), se vale a pena se mudar para lá em busca de ofertas de emprego.

Como era antes dos escândalos

Campos dos Goytacazes é um município do interior fluminense, com população de aproximadamente 491 mil habitantes. É a mais populosa cidade da região e também com maior extensão territorial. Em 2013, seu PIB (Produto Interno Bruto) era o sétimo maior do Brasil, e mesmo hoje, após os esquemas de corrupção, Campos ainda ocupa o segundo lugar no Estado. Outro fato interessante: naquele ano, teve o maior PIB em cidades que não são capitais.

Campos era a cidade que mais investia em recursos per capita no Brasil. A cidade também era forte no quesito hoteleiro e no comércio popular, contando ainda com muitos bares e restaurantes.

Como está a economia na cidade

Em 2015, a então prefeita Rosinha Garotinho decretou emergência econômica para Campos dos Goytacazes, por 120 dias. Deste modo, os gastos foram restringidos rigorosamente, com congelamento de 30% do orçamento. A exceção ficou para a saúde, educação e serviços sociais, mas os contratos de locação de imóveis, de bens e de serviços foram suspensos.

Esta medida drástica se deveu ao fato de que Campos foi a terceira cidade que mais perdeu receita naquele ano, e por este motivo foram fechados em torno de 5.000 postos de trabalho formais. A crise começou em 2013, por conta da queda no preço do barril de petróleo, diminuindo em 54% a arrecadação de royalties e participações especiais, que representavam metade da receita da cidade.

Contudo, se você pretende se mudar para a cidade e alugar ou comprar uma casa em Campos dos Goytacazes, saiba que a crise tende a ficar no passado. Aliás, as mudanças já são uma realidade. Após três anos, o município campista recebeu a segunda plataforma a entrar em produção. A chamada FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes chegou no começo de maio, e a atividade deve começar nos próximos meses. Esta ação faz parte do Plano de Negócios e Gestão 2018-2022, que prevê a instalação de mais sete unidades até 2019.

A unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás foi afretada junto à empresa MODEC, e ela possui capacidade para produzir 150 mil barris de óleo por dia, além de comprimir 5 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

O prefeito de Campos, Rafael Diniz, diz que a situação deste ano já é melhor do que foi em 2017. Ele acredita que a recuperação da cidade acontecerá principalmente no setor agrícola, pelo investimento em pós royalties.

O governante alega que é preciso organizar a agricultura de Campos dos Goytacazes, especialmente no quesito arrecadação de impostos. A perspectiva otimista de Rafael também se deve ao fato de que o Estado conseguirá R$ 48 milhões de reais em emendas para a agricultura. É um fato inédito, que merece comemoração.

Para completar, o Polo Agroalimentar vai concentrar e distribuir gêneros alimentícios em um raio de duzentos quilômetros, atingindo municípios da Região dos Lagos, da Região Serrana e até parte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A iniciativa gerará emprego e renda para a população de Campos e dos municípios envolvidos, fortalecendo a economia da região.

Economistas mais otimistas da cidade possuem a mesma opinião do prefeito. Para eles, as dificuldades de cada município serão superadas quando se explorar a vocação natural de cada cidade. E a vocação de Campos dos Goytacazes, segundo os economistas, é voltada ao agronegócio. São categóricos na opinião de que é necessário redescobrir a força rural e fomentar apoio aos negócios agrários para que haja aumento na geração de empregos, sendo assim possível melhorar a vida dos campistas.

Vale a pena se mudar para lá?

Campos é uma cidade próspera do Estado do Rio de Janeiro. As perspectivas são boas, como foi possível perceber pela leitura do texto, especialmente para os setores agrário e petrolífero. Talvez seja interessante apostar no município e alugar ou comprar uma casa na cidade, especialmente porque lá o custo de vida não é alto, comparado a algumas cidades com semelhante porte.

Os escândalos de corrupção que aconteceram na Petrobras, em 2015, afetaram a economia de Campos dos Goytacazes, cidade do Norte do Rio de Janeiro e importante polo açucareiro e petrolífero do país. Veja como era a economia antes do fato, como está hoje e também, atualmente (artigo escrito em agosto de 2018), se vale a pena se mudar para lá em busca de ofertas de emprego. Como era antes dos escândalos Campos dos Goytacazes é um município do interior fluminense, com população de aproximadamente 491 mil habitantes. É a mais populosa cidade da região e também com maior extensão territorial.…

Review Overview

User Rating: 4.8 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*