Home > Bebê > Que mudanças ocorrem no cérebro durante a gravidez?
que mudanças ocorrem no cérebro durante a gravidez

Que mudanças ocorrem no cérebro durante a gravidez?

As mulheres passam por mudanças e emoções infinitas no curso de suas vidas, graças aos hormônios.

Uma das transformações mais comuns ocorre no cérebro durante a gravidez.

Essas mudanças podem explicar a alteração no foco da mulher e por que ela pode se tornar um pouco confusa.

De acordo com estudos científicos, os cérebros femininos são mais afetados do que poderíamos imaginar durante a gravidez, devido à perda de massa cinzenta.

Como todos sabemos, uma mulher se transforma de várias maneiras durante a gravidez. Podemos também imaginar que o cérebro é afetado de alguma forma por todas essas mudanças.

No entanto, a ciência descobriu recentemente que é a perda de massa cinzenta que causa a maioria das transformações que ocorrem durante a gestação.

Em outras palavras, a maioria dos efeitos que sentimos durante a gravidez deve-se a alterações no cérebro.

As mães pensam sobre seus bebês o tempo todo e muitas vezes esquecem as coisas, e às vezes são até um pouco desajeitadas. Esses sintomas não são sinais de dano cerebral. Pelo contrário, eles ocorrem devido à perda de massa cinzenta.

A massa cinzenta é uma substância que faz parte do cérebro. Entende-se que isso esteja relacionado ao desenvolvimento de nossos principais processos mentais, como inteligência e raciocínio.

De acordo com os resultados de pesquisas relacionadas a esse tópico, o tamanho e a estrutura do cérebro mudam durante a gestação.

Como resultado, as mães experimentam uma mudança de perspectiva em relação aos outros e seus próprios sentimentos. Essas modificações são vitais para o desenvolvimento futuro da empatia em relação ao bebê.

Acredita-se que essa mudança esteja relacionada à otimização de funções para entender e ajudar seus filhos. Por exemplo: uma mãe precisa entender seus sentimentos e estar alerta para possíveis ameaças. Portanto, as mudanças na substância cinzenta afetam como uma mãe desenvolve sua função vital de proteção.

Não é preciso explicar muitas coisas para as mães sobre o amor. É normal começarmos a amar nossos filhos mesmo antes de eles nascerem. Segundo os especialistas, esse estado é causado pela perda de massa cinzenta.

As mudanças que ocorrem durante a gravidez podem ser mantidas em uma mulher por vários anos. Nos dois primeiros anos após o nascimento do bebê, algumas das mudanças ainda são claramente visíveis.

Elas podem permanecer durante a primeira parte da infância do bebê. Às vezes, essas mudanças podem ser mais profundas. Isso corresponde a um maior apego emocional entre a mãe e seus filhos.

A perda de substância cinzenta foi encontrada pelos pesquisadores através das varreduras cerebrais que realizaram. A fim de reunir todos os dados, os cientistas deram uma olhada no cérebro das mulheres antes da gravidez. Em seguida, eles escanearam seus cérebros novamente durante a gravidez para analisar as mudanças.

De acordo com a explicação dos pesquisadores, a perda de massa cinzenta ocorreu em áreas do cérebro que envolvem compreensão e percepção interpessoal.

Eles reconheceram que essas mudanças não constituem um problema sério. É simplesmente um processo de otimização que permite às mães identificar e cuidar das necessidades de seus recém-nascidos.

Em outras palavras, a mudança que ocorre é aquela que beneficia a mãe e a criança.

Não foram encontradas mudanças permanentes em áreas relacionadas ao pensamento cognitivo, linguagem ou atenção. As mudanças que ocorrem permitem que uma mulher adapte suas habilidades a essa nova fase da vida.

Abaixo, descubra quais mudanças ocorrem no cérebro durante a gravidez e como você deve se sentir sobre elas:

Mudanças no cérebro durante a gravidez

O cérebro durante a gravidez: mudanças importantes

Um grande número de mulheres diz que, depois da gravidez, começaram a esquecer algumas coisas e foram mais sensíveis às emoções dos colegas. Essas alterações ocorrem porque a mulher se concentra em apenas uma coisa: seu bebê.

Ela pode experimentar maior concentração em certas questões, negligenciando outras. Entre as mudanças mais importantes, podemos destacar:

  • Redução de massa cinzenta

A matéria cinzenta sofre a mudança mais importante no cérebro durante a gravidez. É conhecida como poda neural, já que essa parte diminui. Este processo permite uma maior sensibilidade ao sofrimento. Aparentemente, esta condição resulta na mulher ter sentidos otimizados para a tarefa de cuidar de um bebê.

Alguns especialistas atribuem as habilidades das mães de traduzir o que outras pessoas sentem para essa mudança no cérebro. Essa empatia é particularmente especial em relação às crianças, por isso é compreensível que sejam as mães que detectam suas necessidades.

  • Aumento no tamanho dos neurônios

Outra mudança experimentada pelo cérebro durante a gravidez ocorre na área pré-óptica medial do hipotálamo. Devido a essa condição, há um aumento no tamanho dos neurônios, o que os torna mais sensíveis e ativos.

Uma das consequências é o apuramento de sentidos como o olfato e o paladar. É por isso que as mulheres grávidas ou aquelas que deram à luz recentemente tendem a ser mais sensíveis aos cheiros e podem sentir mais sabores.

  • Sensação de bem-estar

Outra consequência inclui uma sensação intensa de bem-estar. Essa sensibilidade faz com que a mãe se apaixone por seu bebê apenas sentindo-o em sua barriga e ainda mais após o nascimento.

Da mesma forma, é essa mudança no cérebro que causa desconforto físico na mãe quando ela se separa do bebê nos primeiros meses após o nascimento.

  • Redução da amígdala cerebral

Durante a gravidez, o cérebro é submetido a alterações hormonais e à presença de substâncias causadas pela gravidez e lactação. Como resultado, a amígdala fica menor. Esta área é responsável pelo medo e pelas decisões tomadas em resposta ao medo.

Por esse motivo, muitas mães desenvolvem um cérebro menos propenso ao medo. Essa habilidade permite que a mulher se posicione de diferentes maneiras para preservar a vida de seu filho.

  • Influência na função sináptica do hipocampo

Um aumento na memória espacial e aprendizagem representa uma das causas do esquecimento em mulheres grávidas.

Embora essas transformações tenham início na gravidez, elas aumentam com o parto, já que o cérebro se adapta a monitorar constantemente o novo membro da família. Então, é necessário aprender a cuidar do bebê e realizar outras tarefas rapidamente.

Gravidez cerebral: é possível?

O cérebro durante a gravidez reage a diferentes hormônios, principalmente ocitocina e prolactina. Surpreendentemente, ambos causam transformações que permanecem durante os primeiros meses após o parto.

Existem até algumas estruturas que permanecem por anos. Essas mudanças positivas permitem que a mãe se recupere com menos sono no primeiro ano de vida de seu filho, assim como entenda a característica de linguagem não verbal dos bebês.

Em conclusão, o cérebro durante a gravidez está sujeito a várias mudanças que guiam a mulher para uma maternidade feliz. Essas alterações são necessárias e fazem parte da beleza vivenciada como mãe.

Portanto, se você se preocupa com o que sentirá quando tiver um bebê, não se preocupe: sua mente estará pronta.

Deixe seu comentário nos contando como se sentiu quando estava grávida e quais mudanças notou em você após ser mãe.

Sou Marília Tannuri Verni. Mãe de 2 meninos (Ian – 11 anos e Lorenzo – 4 anos), publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

As mulheres passam por mudanças e emoções infinitas no curso de suas vidas, graças aos hormônios. Uma das transformações mais comuns ocorre no cérebro durante a gravidez. Essas mudanças podem explicar a alteração no foco da mulher e por que ela pode se tornar um pouco confusa. De acordo com estudos científicos, os cérebros femininos são mais afetados do que poderíamos imaginar durante a gravidez, devido à perda de massa cinzenta. Como todos sabemos, uma mulher se transforma de várias maneiras durante a gravidez. Podemos também imaginar que o cérebro é afetado de alguma forma por todas essas mudanças. No…

Review Overview

User Rating: 3.6 ( 2 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*